“Você é sempre feliz assim?”

Sabia que hoje, 20 de março, é o Dia da Felicidade?

Eu não sabia disso e fiquei por algum tempo refletindo sobre ela…a tal desejada e para muitos distante…. felicidade!

Quem nunca cantou Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha de ser FELIZ!”

E quem se lembra da música “A felicidade”, de Tom Jobim:  “Tristeza não tem fim, Felicidade sim”

Depois de muito pensar sobre ela, me lembrei de um caso curioso….

Uma vez, eu estava dando uma palestra e ao final uma moça veio conversar comigo em particular. Ela já logo perguntou se poderia fazer uma pergunta indiscreta, e eu imaginei:

“Meu Deus, o que será que ela quer saber? Será algo específico do câncer, será que ela quer ver meu peito…ou será algo mais íntimo ainda.”

As dúvidas se agitavam até que fomos para um local mais isolado e eu disse:

– Bom, o que você gostaria de saber?

– Lívia, você é sempre feliz assim?

“Ufa”, pensei, não era nada constrangedor como imaginava.

Mas aquela pergunta me surpreendeu!

Qual seria a imagem de uma pessoa com câncer para ela? Tristeza, lágrimas, morte, desespero, medo? Não poderia ser felicidade?

Porque, me parecia que até então, ela nunca tinha visto alguém com câncer contando suas experiências de uma forma bem-humorada, alegre, resumindo de forma feliz.

Depois alguns segundos em silêncio ( mas, ressalto que minha minha mente não parava de falar comigo! ), respondi aquela mulher:

-Bom, eu tento estar sempre com a autoestima elevada, busco ver o copo meio cheio em todas as ocasiões, mas não… Eu não estou sempre feliz. Acredito que a felicidade é feita de momentos. Tem vezes que estou meio chorona (na verdade, são várias vezes), por outras vezes estou depressiva, algumas outras sinto um medo danado! Mas, isso são fases e depois do câncer essas emoções foram intensificadas! É tudo ao extremo e a gente começa a perceber a vida de uma outra forma!

A moça sorriu e foi embora.

Mas, permaneceu em minha mente, por vários dias, aquela pergunta.

“Será que eu transmito felicidade?”

“Porque as pessoas ainda insistem em ver o câncer como algo triste, doloroso (tá tudo bem, é um poquim sim) e desesperador?”

Eu vi uma frase no Facebook de uma amiga que acho que pode explicar essas dúvidas:

 

Lendo e relendo essa frase, acho que interferi no modo de ver e pensar daquela moça em relação a uma doença que ainda é vista com dor e sofrimento.

Não estou dizendo que o câncer é fácil, ou temos que ficar sorrindo o tempo todo ( Longe de mim!). Até porque, só minha mãe para dizer o quanto já sofri e ainda sofro por essa doença.

Mas, não é porque estou com câncer que vou interromper minha vida, meus sonhos e meu sorriso!

Isso é realmente muito sério! Perceba como você é, como você age no seu ambiente de trabalho, estudo, no lar.

Como você está interferindo naqueles que estão ao seu redor?

Quem você é? Amargurada, deprimida, alegre, bem-humorada, feliz?

Faça esse exercício, e você começará a perceber que a vida pode ser muito mais feliz e alegre do que imagina, e o principal… em todo local que estiver! Porque, tudo depende de como você é!

Tente transmitir felicidade e amor!

E viva a felicidade!

10 comentários sobre ““Você é sempre feliz assim?”

  1. Adorei o texto… é bem isso!!
    Parabéns por conseguir transmitir estas palavras ..muito verdadeiras!! Lutar sempre, vencer as vezes, desistir jamais… grande abraço!!

    Curtir

  2. Oi ! Eu estou entrando agora nesse mundo ” especial” e realmente tenho notado que as pessoas esperam a mesma reação de sofrimento que ficam quando damos a notícia. As vezes ficam paradas olhando para mim esperando. Só que como VC falou são momentos e na maioria deles eu estou confiante e pareço transmitir felicidade rsrs.. não é fácil, não posso trocar esse pacote com os outros, mas posso trocar a continua e insistente tristeza por muuuuitoss momentos de intensa alegria. Confiando em Deus!

    Curtir

  3. amei o texto e “roubei”! Verdade! a imagem que as pessoas tem de uma pessoa com câncer nunca é de otimismo, paz, harmonia! E é “felicidade ” que sempre transmitimos, pois ela vem de dentro, DA ALMA! BJUS QUERIDA!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ( Seu e-mail não será divulgado)

