Como fazer a diferença no OUTUBRO ROSA? Dicas e eventos para esse mês!

outubro-rosa

Oi oi queridas e queridos!

Mais um ano em que outubro se torna um mês especial para mim. O mês que marca a conscientização do câncer de mama tem se popularizado ao longo dos anos, e mais e mais pessoas participam de eventos comemorando o OUTUBRO ROSA.

Mãsss … como ir além da ideia de vestir uma camiseta rosa e fazer a diferença nesse mês?

Sugiro algumas dicas que você pode fazer aí na sua cidade. Deixe fluir a criatividade, chame as amigas e faça mais por você e pelos outros!

1. Roda de bate-papo

A conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio da mamografia, e os cuidados com a saúde é o grande destaque desse mês.  Uma vez, fui convidada para dar um depoimento em uma roda de amigas de um condomínio…. e foi muito legal! As moradoras organizaram uma “festinha rosa” n1o salão do condomínio. Elas fizeram uma arrecadação de lenços e convidaram uma pessoa para falar sobre a prevenção do câncer de mama e eu comentei sobre como descobri a doença, o tratamento, a superação. Foi muito emocionante, divertido e tenho certeza de que marcou a vida daquelas mulheres lindas!

Então, que tal organizar um bate-papo entre amigas e conversar abertamente sobre isso? Pode ser no seu grupo de zumba, yoga, no condomínio, na família, na escola, no trabalho. Enfim… o importante é conversar sem medo e encarar qualquer desafio com coragem e união.

 

2. Arrecadação de lenços

Nos últimos dois anos, durante o outubro rosa, realizamos campanhas de arrecadação de lenços, os quais eram doados ao final da campanha a instituições de apoio às pessoas com câncer. 14572913_1109221945857987_2270868502613030549_nEm 2015, arrecadamos 791 lenços e a gratidão no olhar de uma pessoa que recebe um lenço não pode ser descrita aqui.

O que acha de colocar uma caixa no seu trabalho, ou na entrada do prédio, solicitando lenços para doação? É uma ótima forma de envolver as pessoas na luta contra o câncer de mama.

Você fazer também um “Chá de lenço”, como eu fiz uma vez e conto em detalhes aqui 🙂

 

 

3. Desfile ROSA

Outa dica super inspiradora é organizar um desfile com mulheres que tiveram câncer de mama.  Já participei de dois desfiles e posso afirmar com toda certeza que a renovação da autoestima foi o ponto principal desse evento, uma vez que se ressalta a beleza e a força da mulher.

desfile-rosa-fotoAqui em Ribeirão Preto, o desfile ROSA marca o início de uma série de atividades no mês de outubro e tem sido muito aguardado todos anos, principalmente pelas modelos :). É um dia lindo em que todas as modelos fazem unha, cabelo, maquiagem e desfilam com roupas incríveis de marcas parceiras do evento. Essa ação certamente aumentou a autoestima dazamigas de peito que já passaram por tanta coisa nessa vida.

 

4. Dia de beleza

Em 2016, participei de um evento bem interessante em uma empresa. Eles organizaram um “dia de beleza” para as colaboradoras. Consegue imaginar a alegria das mulheres fazendo unha, maquiagem, massagem? Ao final do dia, o grupo foi reunido em um auditório e fiz a palestra com o tema: “ Câncer de mama: é preciso tocar nesse assunto!”

 

Essas são algumas ideias de eventos que já participei.

Ah, é importante lembrar que o cuidado com a saúde não é só em outubro! Deve ser o ano todo.

A vida é um bem precioso. Cuide dessa joia rara!

Beijos no lenço!

6 comentários sobre “Como fazer a diferença no OUTUBRO ROSA? Dicas e eventos para esse mês!

  1. Olá Lívia,

    Dia 18 de novembro vai fazer 1ano que escrevi um Post aqui… Era o dia que antecedia o início do meu tratamento….

    Nada como Deus, muita fé e paciência… Passei pela quimioterapia, cirurgia e Radioterapia… Já comecei com a hormonioterapia…

    Deus é maravilhoso ! Pra ele não existe impossível… Cercada pelo carinho da minha.. eu venci.

    Você é uma querida… Aqui foi o único lugar que quiz escrever quando comecei meu tratamento e agora volto aqui pra declarar minha vitória.

    Grande bjs
    Pra Deus não existe o impossível… pedindo a intercessão da Viagem Maria ..

    Curtir

  2. Boa Tarde Lívia!

    Estou aqui vasculhando a internet e encontrei você!

    A 2 dias …por acaso, durante uma brincadeira com minha filha caçula, senti algo “que não deveria estar alí” no meu sei direito. Apalpei….apertei…mexi…e a cada minuto a preocupação aumentava. Uma “massa” grande..não faço idéia e nem tenho referência do tamanho…dura…fixa ( não se move pela mama) e me assustou! Como eu nunca notei esse caroço desse tamanho?? O fato é que ele está aqui e eu apavorada, sem saber por onde começar. Andei meio relapsa com as questões ginecológicas e não tenho um ginecologista que me atende. Tenho 30 anos e nunca realizei ecografia mamária. Já li muitos artigos na internet, mas ao invés de me esclarecer, me deixou mais confusa. Acredita que a ida à um pronto socorro de Gineco, pode me adiantar na questão do pedido da ecografia e na análise do nódulo…ou somente uma consulta ( pelo SUS vai levar semanas) poderá me dar alguma luz?

    Curtido por 2 pessoas

    • Oi Gisele, não pude deixar de comentar sobre o seu post. Realmente quando temos um nódulo no seio, temos que investigar o que é, mas eu gostaria de te contar uma história que aconteceu com uma amiga minha. Ela também tinha nódulos nos seios (não um, mas quatro) e os médicos já lhe tinham dito que provavelmente seria câncer, pois ela sentia muita dor e os nódulos estavam crescendo (2 deles). Então ela ficou super deprimida e com medo que fosse câncer mesmo, resolveu não fazer nada, pois também tinha medo da quimioterapia. Então chegou uma hora que ela não aguentou mais as dores e pediu para ser operada, para retirarem os nódulos, então fizeram a biopsia e eram tumores benignos, ou seja, não tinha câncer nenhum. Um ponto importante é que ela não fez a mamografia, pois já tinha pesquisado muito sobre os malefícios da mamografia e também resolveu que não a faria de jeito nenhum. Na Suíça ninguém mais faz mamografia, pois o Concelho Médico Suíço, que é uma entidade independente, sem vínculos com nenhuma outra entidade governamental e que se preocupa realmente com a saúde pública, provou por A + B que a mamografia não presta pra nada, a não ser provocar metástase em quem já tem câncer. Portanto, sugiro que você leia os artigos que estão no Portal da Drª Lucy Kerr, sobre os malefícios da mamografia. Jamais faça esse exame, pois é um exame inútil e prejudicial à nossa saúde. A Lívia é uma fofa, em compartilhar as experiências que ela teve e ainda passar tantas mensagens de esperança para quem sofre dessa doença terrível, porém eu tenho certeza de que, se ela soubesse dos malefícios que a mamografia causa na mulher, também não aconselharia ninguém a fazê-la. Além disso, também sugiro que você assista este vídeo sobre tratamento preventivo e cura natural, sem quimioterapia https://youtu.be/Yt75MU1qFZk
      Desejo tudo de bom pra você e também para todos os que estão em tratamento, incluindo a nossa querida Lívia.

      Curtir

  3. Oi minha linda! Você tem sido uma inspiração de luta pra mim. Farei minha cirurgia dia 19 de outubro.
    E assim como você ouço todos os dias…
    Vai dar tudo certo!
    E já deu… estamos vivas e não vamos parar de lutar até que a guerra acabe. Te admiro muito. 😍

    Curtido por 2 pessoas

Deixe aqui seu comentário ( Seu e-mail não será divulgado)

